quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

TEMAKI TOSTADO!


 TEMAKI SERVIDO NO SUSHIMI DA COHAMA - SLZ. NADA APETITOSO!

Genteeeee, degustar um temaki na cidade onde moro é complicado. Primeiro que alguns restaurantes só servem a noite. Nada de comer um temaki no fim de tarde. Certa vez cheguei as 16:30 num restaurante da Av. dos Holandeses (aquele coladinho ao Auguri da Ponta do Farol), me disseram que só podiam atender o pedido depois das 18:30 (sushiman pega no batente depois das 18h,tah!).
Outro restaurante japonês (do Jaracaty Shopping) serve uma imitação barata do temaki. O diâmetro do cone é tão grande que não cabe na boca de um sapo (dificultando a degustação) a alga coitada tava duuuuuuuuuuuuuura, meio emborracha!?  E o que dizer da quantidade do arroz, dava para preparar 3 temakis.
Ah! Mas a pior de todos foi aquela do restaurante da Cohama (próximo ao supermercado Maciel) ali foi um absurdo. Pedi um HOT FILADÉLFIA  e me serviram uma alga QUEIMADA, tostaram tanto q ficou com gosto de borracha queimada. Queria que empanasse somente o salmão, deixando com que eu pudesse saborear a alga crua mesmo, torraram tanto a alga na frigideira, que tiraram todo o sabor da iguaria japonesa. E o que dizer do tamanho do temaki (os temakis de franquias brasileiras tem em média 10 cm de comprimento). O que me serviram era a coisa mais destoante do modelo original.
Ai pensei, mas que criação mais ousadas, “os hot´s” de SLZ  ganhando  um toque especial, rsrsrs!
Muita massa, muito arroz, um irrisório pedaço de peixe. Um hot philadélfia que de tanto arroz não chegou sequer a amolecer o polenguinho (sim, pq cream cheese não tinha na casa no momento). Não tive coragem de pedir mais nada e muito menos de recomendar o restaurante aos caros colegas.
Faz total diferença um hot philadélfia frito às 3 da tarde e servido às 7 da noite, e outro feito na hora do pedido servido em uma dessas franquias espalhadas pelo Brasil afora (Brasilia, Recife e João Pessoa tem franquias deliciosas).
Com ingredientes de altíssima qualidade e fartura na utilização dos produtos mais caros. Os temakis gigantes tiram o charme da praticidade que é intencional, dado o excesso de recheio acabam por se desmontar. Mas são muito saborosos e tem o essencial alga crocante, arroz gostoso e peixe fresco. Os invecionismos são até gostosos, mas desde que não fuja tanto da concepção original.
Faz diferença o preparo, a honestidade na relação peixe x arroz, alguém ai pode explicar isso pra o restaurante SUSHIMI DA COHAMA???
A alga crocante, sequinha. O arroz, tem que ser numa quantidade razoável. Nada de entupir o cliente com arroz para passar a fome.  A diferente, que fica muito mais leve e saboroso.
Arroz, só suficiente. E NUNCA FRITAR a coitada da alga (tem cidades que fazem o hot empanando apenas o recheio, preservando toda essência do nori,eu prefiro assim).
Assim fica Per-fe-i-to! Derrete na boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário